
O povo brasileiro já apprendeu que agora é sua opportunidade para consumir. Enquanto o crescimento do GDP brasileiro tem diminuido nestas ultimas meses, brasileiros estão aproveitando liquidações grandes. Uma pesquiça diz que vendas, uma parte significante da consumção domestica, que é a maior parte das rendas domesticas, tem crescido 7% neste janeiro (comparado com janeiro de 2008). Este crescimento provavelmente é uma resposta as liquidações grandissimas. Muitos produtos estão sendo vendidos por mais de 50% menos de suas valores anteriors.
Contudo, esta notícia não indica o fim da crise. Seria pior se as pessoas não gastem como estão fazendo agora. No entanto, o crescimento brasileiro depende muito mais de investimento internacional. Enquanto o mundo está sufrindo uma crise de credito, é dubitavel que o Brasil vá receber o dinheiro que precisa para seguir crescendo com a mesma constantidade de antes.
2 comentários:
Comsumo aquece a economia, mas pode causar inflação, caso as empresas não consigam abastecer adequadamente o mercado. Parar de consumir pode agravar a crise, fazendo com que as empresas invistam menos na produção de bens. É como se diz em português: "se ficar, o bicho pega; se correr, o bicho come"!
Tem razão. Mas os preços de petroleo têm baixado para que applicar pressão deflaçãonaria. Consumpção saudável pode stimular investimentos multinacionais.
Postar um comentário