

A Favorita foi uma telenovela popular exibida pela Rede Globo até a semana passada. Ainda que seja uma tristeza para muitas pessoas no mundo, a TV Globo encontrou outro tesouro. O canal acaba de terminar a sua primeira semana apresentando a telenovela Caminho das Índias, o substituto de A Favorita, apresentada às 21 horas. A telenovela começou o 19 de janeiro e se os primeiros dias predizem algo, o resto da temporada será um sucesso também. (Haverá entre 180 e 200 capítulos até setembro.) Trinta milhões de pessoas assistiram os primeiros capítulos, cada um custando 250.000 reais. De fato, TV Globo até construiu duas cidades em seu centro de produção em Rio de Janeiro. Segundo o diretor de comunicações, Luis Erlanger, “Sempre tivemos competição, e sempre ganhamos, graças à nossa qualidade na programação”. Caminho das Índias é um dos projetos mais importantes para TV Globo para o ano 2009.
Desde os anos setenta, o canal é o campeão da televisão brasileira, visto por oitenta milhões de pessoas diariamente. Mas segundo Ibope (similar a Nielsen Media Research nos Estados Unidos) a sua audiência diminuiu por cinco por cento a 15,3 pontos, enquanto o seu único competidor, TV Record, aumentou a sua por 18 por cento. Na segunda parte do ano, TV Record terá outra telenovela, parte dum acordo com o canal mexicano Televisa. Como Betty la fea na Colômbia e Ugly Betty nos Estados Unidos, o Brasil também terá a sua própria versão com Betty, a feia. Segundo o diretor de comunicações da TV Record, Ricardo Frota, a meta do canal é “crescer este ano mais do que o ano anterior”. Ele é um otimista, dizendo que TV Record “já consolidou a sua segunda posição na classificação” e que o canal “está preparando-se para dominar o mercado”. Seja o que for, este ano será um ano interessante no mundo da televisão.
Um comentário:
Particularmente, eu acho as novelas de Carla Perez muito chatas. Os enredos são muito inverossímeis e ela faz uma salada cultural. Imagino o que ela deve estar fazendo para caracterizar os atores brasileiros como personagens indianas! Será que pelo menos é um meio de milhões de brasileiros conhecerem um pouquinho de outra cultura?
Postar um comentário