
600 mil empregos perdidos
Segundo o Ministério do Trabalho, o Brasil perdeu 600 mil postos de trabalho no mês de dezembro do ano passado. Ainda que seja normal que o número de fechamentos de vagas aumente durante esse período por causa das demissões de trabalhadores temporários, a média do mês é apenas 300 mil empregos perdidos. Em dezembro do 2007 somente 319,4 mil vagas fechadas foram registradas. O jornal O Estado de S.Paulo estimou no domingo, por meio de uma pesquisa realizada pela Fundação Gatúlio Vargas, que um terço da indústria brasileira vai diminuir a quantidade de postos até fevereiro.
O governo atualmente está tentado reduzir os efeitos da crise econômico no país com projetos que incluem a desoneração do setor automotivo e a redução do Imposto de Renda para Pessoa Física. O governo também quer elevar o valor das casas próprias através da desoneração de material de construção e ajuda do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
2 comentários:
Grande, Sarah. Coincidentemente, sua noticia tem a ver com o tema de nossos filmes/textos desta semana.
Sarah
Parabéns! Seu texto apresenta com clareza e concatenação as idéias, além de um vocabulário muito preciso. Tenho vários alunos nativos que não produzem um texto tão bem organizado como o seu!
Mas, a respeito da crise econômica que você aborda,há algo curioso. Há dois dias, foi publicada uma pesquisa que revela o otimismo do brasileiro: mesmo diante de um cenário tão aemaçador, 72% da população acreditam que 2009 será melhor do que 2008. Alguns economistas justificam essa esperança em dias mais promissores pelo fato de o povo estar acostumado com crises econômicas, diferentemente dos europeus e nore-americanos. Entretanto, penso que somente esse fator não explica inteiramente a nossa visão positiva acerca da realidade. Acredito que boa parte da população é bastante desinformada, fator que colabora para essa postura otimista, mas também meio ingênua. De todo modo, quem sabe não seja esse um jeitinho mais brando de viver tempos repletos de abalos?
Abraço
Izeti Fragata Torralvo
Postar um comentário