domingo, 8 de março de 2009

Economia:

A Petrobras: o novo lucro líquido
A Petrobras ou Petróleo Brasileiro é uma empresa de energia que focaliza as áreas de exploração, produção, refino comercialização e transporte de petróleo. Segundo o website de Petrobras, a empresa foi fundada em outubro de 1953 e “ a constituição da Petrobras foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União.” Atualmente, a Petrobras está presente em 27 países. Segundo a “Petroleum Intelligence Weekly (PIW)”, em 2007, a Petrobras foi classificada como a 7ª maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores. Nesta sexta-feira, a Petrobras anunciou que sua produção diária de petróleo no Brasil chegou a um novo recorde na última quarta-feira (04/03/09), quando foram extraídos 2.012.654 barris. O Globo online explicou que a principal responsável pelo novo recorde é a entrada de três novas plataformas na Bacia de Campos e no Rio de Janeiro.

Além disso, nesta sexta-feira, a Petrobras anunciou seu novo lucro líquido recorde de R$ 33 bilhões em 2008. O diretor financeiro e de relações com investimentos, Almir Guilherme Barbassa, informou o público que “a empresa conseguiu ganho adicional a partir de sua produção, que cresceu, e do aumento dos preços.” Apesar do sucesso da empresa, a Petrobras foi prejudicada pela crise econômica “porque o preço do petróleo caiu e por isso tivemos queda lá fora. Tivemos que custear produção com preço menor,” declarou Barbassa. Então ninguém está fugindo dessa crise. Pois ainda existem empresas como a Petrobras que estão sobrevivendo a essa crise melhor do que outras. Por isso, a Petrosbras tem uma responsabilidade de ajudar as empresas que não têm a mesma sorte.

Um comentário:

carlos minchillo disse...

O bom é que a Petrobras ganha muito dinheiro e - como ocorre em grandes empresas multinacionais - investe bastante em incentivos para a cultura e educação. O cinema brasileiro, por exemplo, se beneficia bastante do apoio da Petrobras. Isso não é tão comum em empresas brasileiras.