
Vagas de Juiz no Brasil
Com a economia cada dia ficando pior, mais e mais pessoas estão sem empregos e procurando maneiras de ganhar dinheiro. Ironicamente, o trabalho com um dos mais altos salários no Brasil está com muitas vagas. O salário dos juízes é cerca de R$ 20 mil/ano, pois existe muitas vagas de juiz no país que não são preenchidas porque os candidatos não passam aos concursos públicos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a explicação para isso é a baixa qualificação dos bacharéis (indivíduos com o primeiro grau de formatura em qualquer faculdade universitária ou escola superior) em direito. Para conseguir o emprego, o estudante tem que passar à prova que é composta de provas objetivas (conhecimentos gerais), discursivas (conhecimentos específicos), oral e de títulos. Os candidatos devem ter pelo menos 21 anos, registro na Ordem

Segundo o CNJ, o Tribunal de Justiça de São Paulo ofereceu 183 vagas, das quais apenas 76 foram ocupadas. Este é um padrão comum em todo o Brasil. Por exemplo, em Santa Catarina, o Tribunal de Justiça (TJ) ofereceu 18 vagas de juiz substituto e apenas 12 foram preenchidas. Segundo Globo.com, no Rio de Janeiro, no último concurso para o cargo, se inscrevem 2.019 candidatos para 50 vagas, mas somente três passaram.
O problema é que os candidatos não são bem preparados academicamente. O conselheiro, Rui Stoco, está de acordo e explica, “nossos bacharéis não saem prontos e preparados da faculdade e têm dificuldade de aprovação.” Além disso, os candidatos não têm experiência profissional. Os advogados que já têm 10 ou 15 anos de experiência, não estão interessados nessas vagas porque têm salário maior na advocacia. Isso também é irônico.

Pode ser que as provas não sejam boas medições de como os alunos são preparados. É importante que as organizações como CNJ continuar a avaliar por que há tantas vagas para juízes. Talvez uma avaliação dos cursos ministrados aos candidatos tenha que ser feita. De qualquer jeito, esta é uma profissão importante que afeta a sociedade brasileira; então, é necessário que essas vagas sejam preenchidas.
2 comentários:
Má formação universitária é um problemão. Nas áreas, como advocacia, que têm exames ao final da graduação, ainda se pode impedir que os recém-formados que não tenham aprendido o básico não possam atuar profissionalmente. Nas outras áreas, o diploma por si só não quer dizer muita coisa.
Concordo com o Minchillo. Mas essa dificuldade para preencher as vagas de juiz é um problema gravíssimo. A sociedade brasileira precisa desses profissionais.
Postar um comentário